quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Pesquisa sobre o Natal

Presépio
É um importante símbolo de Natal. É uma representação do nascimento de Jesus Cristo e tem o significado de humildade e da grandiosidade do momento.
O primeiro presépio foi feito em argila, por S. Francisco de Assis, em 1223, na floresta de Greccio. A ideia do frade era explicar às pessoas como foi o nascimento do Menino Jesus e o seu significado.
A tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias popularizou-se no século XVIII por toda a Europa. 
O presépio é composto por várias figuras: S. José, Maria, Menino Jesus, vaca, burro, pastores, ovelhas, reis magos e uma estrela.




Árvore de Natal
O pinheiro simboliza a vida, pois é das poucas árvores que sempre se matem verde, mesmo durante o inverno quando a maioria das árvores perdem as folhas.
A partir do século XVI a Árvore de Natal passou a ser utilizada na Alemanha e na Suécia. Mais tarde espalhou-se por vários países incluindo Portugal. São enfeitadas com luzes, fitas, bolas, chocolates para lhe darem alegria. No cimo do pinheiro coloca-se uma estrela que representa a estrela de Belém que guiou os Reis magos até ao local onde nasceu Jesus.



Pai Natal
Segundo a lenda, S. Nicolau era um bispo nórdico que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres. De acordo com a tradição, o bispo colocava um saco de moedas próximo da chaminé da casa de quem seria beneficiado.
Em 1920, o Pai Natal apareceu pela primeira vez num anúncio da coca-cola.
A imagem que temos, hoje em dia, do Pai Natal é a de um homem velhinho e simpático, de aspeto gordo, barba branca e vestido de vermelho que conduz um trenó puxado por renas, carregado de prendas e voa pelos céus, na véspera de Natal a distribuir presentes.



Cartões de Natal
Os cartões de Boas Festas foram criados por Henry Cole, no século XIX.
Criou-se o hábito de desejar as Boas Festas aos amigos e familiares enviado cartões com imagens alusivas ao Natal.



Coroas de Natal
Esta tradição surgiu em Roma. As coroas começaram por ser feitas com ramos verdes e colocadas nas portas como sinal de saúde para todos os que lá habitavam.
Hoje em dia, são feitas com materiais diversos.



Missa do Galo
A tradição de assistir à missa da meia-noite iniciou-se no ano 400. Pensava-se que foi essa a hora do nascimento do Menino Jesus.
A missa da meia-noite passou a chamar-se Missa do Galo porque à meia-noite ouviram cantar um galo.














As cores de Natal
O verde e o vermelho são cores mais usadas no natal.
O verde significa a esperança, juventude, natureza e também é um símbolo da vida eterna.
O vermelho possui vários significados. O religioso que representa o sangue de Jesus, fogo e caridade. Outros significados estão ligados com o azevinho - muito comum nos centros de mesa nas decorações natalícias - que assume uma cor avermelha durante o inverno. Também é considerado um tom que apela para os sentimentos mais nobres de cada um, por ser uma cor quente.

 
Porque se dão presentes no Natal?
A origem da tradição de se dar presentes no Natal surgiu porque os reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para Jesus.
O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus; a mirra em óleo foi oferecido para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso foi levado para dar proteção através da crença, da fé e da oração.


As decorações
As primeiras decorações de natal eram feitas com frutos da época, doces e bolos. 
Mais tarde, introduziram-se as bolas, sinos, fitas, estrelas porque pensava-se que afastavam as coisas más.


 
Porque se come bacalhau e peru?
A tradição de comer bacalhau é muito antiga. O bacalhau era considerado o "rei dos peixes" e comia-se nesta altura porque as pessoas faziam jejum de carne.
A tradição de comer peru assado veio dos Estados Unidos. O peru era uma ave de crescimento e engorda rápidos e a carne era barata, na altura.




Feliz Natal
feliz natal(em várias línguas)
Portugal: Feliz Natal
Brasil: Feliz Natal (com pronúncia diferente do português)
França: Joyeux Noel
Inglaterra: Happy Christmas
Itália: Buon Natale
E.U.A. : Merry Christmas
Espanha: Feliz Navidad
Alemão - Frohe Weihnachten



Trabalho realizado pelo 3º e 4º anos

3 comentários:

  1. Obrigado por publicarem este texto aprendi muita coisa sobre o natal o que me interessou mais foi a missa do galo.

    ResponderEliminar
  2. Fico muito feliz de continuares atento ao nosso blog. Gosto muito dos teus comentários, Martim.

    ResponderEliminar
  3. Um trabalho muito interessante! Que boa pesquisa!

    ResponderEliminar